Geral
Atualizado ontem às 10:00
INSS começa a devolver dinheiro descontado de aposentados
Mais de 2 milhões de beneficários pediram reembolso

Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos de entidades associativas em abril começam a receber o dinheiro de volta a partir desta segunda, 26 de maio.
Até o momento, 2.075.965 aposentados e pensionistas contestaram os descontos não autorizados e pediram o reembolso. Esse número foi fechado às 17 horas de domingo, pelo INSS.
A devolução do benefício vai seguir um calendário de pagamentos, que leva em conta o último dígito do cartão do benefício, sem considerar o número que aparece depois do traço.
Por exemplo, se o número do cartão for 1210-9, o dígito final é o zero, porque aparece antes do traço.
Nesta semana, serão pagos os beneficiários que recebem até um salário mínimo e cujo cartão do benefício tenha dígito final de 1 a 5.
Hoje, 26 de maio, recebem os beneficiários com número do cartão final 1. Amanhã, dia 27, os que tem cartão final 2, e assim vai até sexta-feira, dia 30, quando recebem os de final 5.
Já na semana que vem, início de junho, começam os pagamentos dos segurados com dígito final de 6 a 9 e com final zero: dia 2 de junho recebe quem tem número terminado em 6, dia 3 de junho, final 7 e assim vai até sexta, dia 6 de junho, quando recebe o final zero.
Na próxima semana, também vão ser devolvidos os reembolsos para quem recebe benefícios acima de um salário-mínimo.
Quem não souber o número do cartão do benefício pode fazer a consulta no site e no aplicativo Meu INSS, pelo serviço “extrato de pagamento”. Também é possível verificar através do telefone 135, que funciona de segunda a sábado.
Ao todo, o INSS informou que vão ser estornados de R$ 292 milhões, referentes a descontos de mensalidades associativas na folha de pagamentos de abril.
Caso o aposentado ou pensionista queira reaver mensalidades cobradas indevidamente em período anterior, deve informar no portal ou aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Para evitar que os beneficiários sejam vítimas de novos golpes, o INSS alerta que não realiza atendimento, nem pede que documentos pessoais, fotos, senhas ou dados bancários sejam enviados por meio de redes sociais ou aplicativos como o WhatsApp.
*Informações Rádio Agência