Menu

19°

Palmitinho - RS
19° max
15° min

Fechar

19°

Palmitinho - RS
19° max
15° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Governo Gaúcho assina contrato para elaboração de projeto de pontes entre RS e Argentina incluindo a ligação deTiradentes do Sul a El Soberbio

    A ponte que liga a região ao páis vizinho já teve um estudo técnico feito pelo Daer em 1993

    O governador Eduardo Leite e o vice-governador Gabriel Souza am, nesta segunda-feira (28/4), no Palácio Piratini, contrato com a Caixa Econômica Federal para apoio na elaboração dos termos de referência necessários à contratação dos anteprojetos de três novas pontes internacionais ligando o Rio Grande do Sul à Argentina. A do contrato marca mais um avanço em uma agenda histórica de reivindicações da região e de negociações recentes intensificadas pelo governo estadual, a partir do gabinete do vice-governador, que detalhou na solenidade os avanços até a contratação dos anteprojetos.

    A parceria com a Caixa visa dar e técnico ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para viabilizar a construção das estruturas que conectarão os municípios de Porto Mauá a Alba Posse, Tiradentes do Sul a El Soberbio e Itaqui a Alvear. Atualmente, a travessia entre essas localidades é feita exclusivamente por balsas, sujeitas a interrupções pelas condições meteorológicas e de navegabilidade.

    – Observamos que nossa relação com países vizinhos, especialmente a Argentina, é estratégica para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Somos a principal porta de entrada para turistas argentinos no Brasil e temos uma intensa troca comercial. Porém, atualmente contamos apenas com duas pontes de ligação direta com a Argentina. Melhorar essa infraestrutura é essencial para potencializar o turismo e o comércio exterior e fortalecer a posição do Estado como eixo logístico da América do Sul –, destacou o governador Eduardo Leite.

    Com investimento de R$ 553 mil, o contrato com a Caixa contempla a elaboração dos termos de referência, além de análise e assessoria nos projetos de engenharia das pontes. A expectativa é que, ao longo dos próximos dois anos, sejam concluídos os anteprojetos, permitindo que o governo gaúcho encaminhe os documentos à União e busque recursos para a execução das obras, seja por meio do orçamento federal, seja por financiamentos internacionais.

    A ponte para a região 

    A ponte que ligará Tiradentes do Sul a El Soberbio terá 464 metros de extensão, com custo estimado em R$ 100 milhões, e promete representar um marco para a integração regional e o fortalecimento da economia local.

    A construção de uma ponte no local é demanda antiga — o Daer elaborou um estudo em 1993, mas o projeto nunca avançou por falta de projetos de engenharia completos.

    Segundo o vice-prefeito de Três os, que acompanhou o ato de do contrato, Rodrigo Ipê, "A deste contrato é um momento histórico para nossa região! A Ponte da Prosperidade não será apenas uma ligação entre dois países, mas um verdadeiro símbolo de desenvolvimento, integração e novas oportunidades para todos. ", encerrou Ipê.

    Contexto no RS 

    Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com apenas duas pontes internacionais em funcionamento conectando o Estado diretamente com a Argentina: a Ponte Internacional da Integração (São Borja–Santo Tomé) e a Ponte Agustín P. Justo–Getúlio Vargas (Uruguaiana–Paso de los Libres). O governo federal, por sua vez, atua na construção de uma nova ponte entre Porto Xavier e San Javier, cuja contratação está prestes a ser assinada.

    Além disso, a iniciativa se conecta a um esforço maior de inserção do Rio Grande do Sul nas rotas bioceânicas, estratégicas para o o terrestre ao Oceano Pacífico através do Paraguai, da Argentina e do Chile. “Essa integração é fundamental para colocar o Estado em posição central nas cadeias logísticas da América do Sul e atrair investimentos internacionais”, reforçou Leite.

    Próximos os

    A partir da do contrato com a Caixa, os próximos os do governo gaúcho serão:

    Elaboração dos termos de referência para contratação dos anteprojetos de engenharia;

    Licitação das empresas que vão desenvolver os anteprojetos das três pontes;

    Envio dos anteprojetos finalizados à União, com o objetivo de pleitear recursos para execução das obras.

    Com os projetos em mãos, o Estado estará em melhor posição para buscar financiamento junto ao governo federal, organismos internacionais e fundos multilaterais de desenvolvimento, consolidando uma infraestrutura essencial para o crescimento econômico e a integração regional.

    Heloise Santi - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Show Sertanejo com Edinei Dal Asta 12:00 - 16:00

    FM
    91,1

    Sábado Sertanejo

    Dani Oliveira

    12:00 - 16:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    20:00 - 00:00

    FM
    107,9

    Show Sertanejo

    Edinei Dal Asta

    12:00 - 16:00