Menu

12°

Palmitinho - RS
24° max
12° min

Fechar

12°

Palmitinho - RS
24° max
12° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Frangos Piovesan retoma abates nesta semana, oito meses após incêndio destruir indústria

    Estrutura volta a funcionar nesta quarta-feira, 9, com o dobro da área da planta anterior. Os cerca de 400 funcionários também retornam.

    Menos de oito meses depois de um incêndio ter destruído a sede operacional e istrativa da Frangos Piovesan, de Frederico Westphalen, a empresa já tem data definida para retomar os abates em solo frederiquense. Nesta quarta-feira, 9 de abril, os cerca de 400 funcionários voltam para o lugar onde funcionava a planta antiga, e onde hoje estão as novas instalações da indústria.

    A nova estrutura funcionará no mesmo local da anterior, mas com maior porte. Dos 6,5 mil metros quadrados da sede antiga, a nova planta terá 12 mil metros quadrados, resultado de uma obra tocada com agilidade, já que as fundações da obra só começaram a ser erguidas em meados de novembro ado, depois que todos os escombros do incêndio foram retirados.

    “Tínhamos uma estrutura que precisava de melhorias. E acredito que tudo tem a mão de Deus. Ele nos deu essa cruz [o incêndio], como se dissesse ‘vamos destruir com o fogo e você virá com uma estrutura melhor’. Hoje temos uma estrutura ampla, com um custo operacional melhor, e graças a Deus estamos concluindo a obra”, disse o proprietário da empresa, Vanderlei Piovesan.

    Produção pode alcançar 120 mil abates por dia

    A ampliação também repercutirá no aumento da capacidade de produção da indústria. Antes, eram 4 mil frangos por hora, número que vai quase triplicar. Vanderlei explica que a nova estrutura será capaz de abater até 11 mil frangos por hora, chegando a 120 mil frangos por dia quando necessário.

    Para a retomada desta semana, a estimativa é de que sejam efetuados 15 mil abates por dia, número que deve aumentar à medida que os últimos ajustes ocorram e que a indústria retome sua capacidade total.

    Durante os meses de reconstrução, a indústria manteve contratos com produtores integrados e direcionou os abates para outras empresas, como a Cooperativa Aurora, que assumiu a maior parte do serviço.

    Além disso, a empresa manteve o quadro de colaboradores e não fez demissões nesse período. Para tanto, a empresa recebeu apoio financeiro do Ministério do Trabalho do Governo Federal. A Prefeitura de Frederico Westphalen também reou cerca de R$ 200 mil.

    Para celebrar a retomada dos abates em solo frederiquense, a empresa realizará uma missa de ação de graças. O evento acontecerá na sexta-feira, 11, às 19 horas, na sede, ocasião na qual também ocorrerá uma coletiva de imprensa.

    Confira entrevista concedida pelo proprietário Vanderlei Piovesan ao Grupo Chiru

    João Victor Cassol - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Corujão com . 00:00 - 01:00

    FM
    91,1

    Madrugada 91

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    107,9

    Corujão

    .

    00:00 - 01:00