Geral
Publicado em 24/02/2025 às 16:16
Escola Indígena de Lajeado do Bugre recebe kits escolares e estrutura provisória
Nos próximos meses a escola receberá uma nova estrutura no modelo de escolas modulares

A 20ª Coordenadoria Regional de Educação entregou kits escolares para a Escola Estadual Indígena Kaingang Antônio Rusi, localizada na Aldeia o do índio, em Lajeado do Bugre.
Pelas mãos do coordenador regional de Educação, João Souza, as mochilas foram entregues aos estudantes atentos e curiosos à espera da novidade. No rosto de cada criança, estava estampada a felicidade de quem não vê a hora de usar o material escolar durante as aulas.
Na mochila, constam materiais como lápis de cor, lápis, canetinhas, borracha, caneta, calculadora e um caderno com as cores do Rio Grande do Sul na capa. Além disso, também foram entregues diversos livros didáticos e literários.
De acordo com o coordenador João Souza, a iniciativa da Secretaria Estadual da Educação contempla as escolas indígenas e em contexto de vulnerabilidade social. “Os kits escolares são completos e para todos os alunos da Escola Antônio Rusi. São itens necessários para que os alunos possam realizar suas atividades e também são essenciais para incentivá-los a se dedicarem aos estudos”, completou o coordenador.
Escola modular
Durante a visita do titular da 20ª CRE, uma estrutura provisória também foi entregue para a escola. Atualmente, as aulas estão sendo oferecidas neste espaço temporário localizado próximo à antiga sede da escola.
Nos próximos meses, uma nova estrutura deverá ser instalada. São as chamadas escolas modulares, que são sustentáveis e podem ser facilmente construídas, garantindo um ambiente seguro e confortável para toda a comunidade escolar. A estrutura também conta com isolamento térmico e energia solar, que protege os estudantes de temperaturas extremas.
Segundo o gestor, a 20ª CRE sabe da importância desse espaço para comunidade da Aldeia, sobretudo para a educação dos 22 alunos que cursam o Ensino Fundamental na instituição. Ainda, a escola conta com cinco professores e dois servidores. “Até que se inicie a construção da nova escola, conseguimos uma estrutura provisória que já está sendo climatizada com ares condicionados portáteis e ventiladores, que vão refrigerar a estrutura e oferecer maior conforto para alunos e professores. Dessa forma, a 20ª CRE e a Seduc, cumprem seu papel com a Educação da rede estadual gaúcha”, afirmou.
As estruturas temporárias foram disponibilizadas pela Defesa Civil em parceria com a Seduc e o Departamento de Obras Escolares – DOE.