Menu

17°

Palmitinho - RS
20° max
13° min

Fechar

17°

Palmitinho - RS
20° max
13° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • É de Palmeira das Missões a 3ª Prenda do Estado

    Maitê Lorenzoni Antonini recebeu a faixa de outra palmeirense, Edilene, que era 3ªprenda na gestão 2024/2025

    Entre os dias 15 e 17 de maio, aconteceu a 54ª Ciranda Cultural de Prendas do Rio Grande do Sul, evento que escolhe as meninas e mulheres que representam o tradicionalismo gaúcho no estado. Com diversas representantes da região participando da seleção, Maitê Lorenzoni Antonini, do 35 CTG, de Palmeira das Missões, e prenda da 17ª Região Tradicionalista (RT), conquistou a faixa de 3ª Prenda Adulta do RS, representando a região na gestão 2025/2026.

    A jovem, que em 2012 foi a 1ª representante da 17ª RT a conquistar um título estadual, ao tornar-se 3ª Prenda Mirim do RS aos 11 anos, destacou que a preparação para o concurso estadual exige dedicação, disciplina, estudo e muitas renúncias.

    – O processo foi doloroso, porque sou muito próxima e apegada à minha família. Abdiquei de muitos momentos com eles ao longo deste último ano e meio, especialmente para me dedicar aos estudos. Foram longas noites e finais de semana com horas intermináveis de leituras, resumos e muito trabalho. Escrever e realizar as pesquisas para a Mostra Folclórica também foi desafiador, tendo em vista a riqueza quantitativa e qualitativa das obras e da trajetória de vida do presidente Dirceu Brizolla, tema incumbido à 17ª RT. Felizmente, esse processo me empoderou do mais puro e autêntico tradicionalismo – e cada dia vencido representou mais um o rumo ao meu sonho de menina –, contou Maitê.

    A nova 3ª Prenda recebeu a faixa de Edilene Martins Magalhães, também de Palmeira das Missões e do CTG Galpão da Boa Vontade, que ocupou o mesmo posto na gestão anterior (2024/2025). “São duas mulheres fortes, que muito bem representam a nossa região. Elas lutam pelo espaço da mulher no tradicionalismo, mas, especialmente, pela preservação da nossa cultura e pela valorização do papel da mulher na tradição gaúcha”, comentou a coordenadora da 17ª RT, Maria Arminda Portella Battisti.

    Leia mais: 

    Região tem duas representantes escolhidas prendas do estado

    Aos 24 anos, Maitê conciliou a intensa preparação com o internato do curso de Medicina. Ela afirma que todo o esforço valeu a pena. “Ao ser anunciada como 3ª Prenda do RS, um longo filme ou pela minha memória: dias e noites de estudos, lágrimas, incertezas, textos, pesquisas, ensaios intensos, longas viagens e desafios enfrentados. E, também, um profundo sentimento de gratidão, fé, paz e amor por todos que me ajudaram a chegar até aqui. Não conquistei esse título sozinha. Precisei – e escolhi – caminhar ao lado da minha tia-avó, Zizi, que desde a infância me acompanha, me auxilia e me inspira a viver e sonhar com os prendados”, destacou.

    Relembrando o sonho da infância, Maitê ressalta que os 20 anos de vivência no tradicionalismo, as suas raizes e a maturidade a fizeram viver essa conquista com êxtase e compromisso com o nativismo. 

    “Minha terra, Palmeira das Missões, foi forjada pelo tropeirismo, pela influência dos indígenas das Missões e por lutas em diferentes períodos da história do Brasil e do Rio Grande do Sul. Por meio do Carijo da Canção Gaúcha, nosso povo vive o telurismo e o regionalismo todos os dias. O destino quis que os palmeirenses tivessem, neste fim de semana, três grandes motivos para comemorar: a conquista de mais um título estadual; a entrega da faixa por uma conterrânea a outra; e o início do nosso querido Carijo. Para mim, foi uma honra receber a faixa e o abraço da ‘Edi’”, completou Maitê.

    Prendas do Rio Grande do Sul – Gestão 2025/2026

    Prenda Adulta
    • 1ª Prenda: Laura Laís Durli – 19ª RT – CTG Sentinela da Querência – Erechim
    • 2ª Prenda: Amanda Rochol Farias – 1ª RT – CTG Lanceiros da Zona Sul – Porto Alegre
    • 3ª Prenda: Maitê Lorenzoni Antonini – 17ª RT – 35 CTG – Palmeira das Missões

    Prenda Juvenil
    • 1ª Prenda: Gabriela Thoen Krause – 27ª RT – CTG Manotaço – Gramado
    • 2ª Prenda: Amanda Kothe Bartz – 5ª RT – CTG Lanceiros de Santa Cruz – Santa Cruz do Sul
    • 3ª Prenda: Katarine Peripolli Dias – 9ª RT – CTG Clube Farroupilha – Ijuí

    Prenda Mirim
    • 1ª Prenda: Isabeli de Lima – 22ª RT – CTG Querência Azaleia – Parobé
    • 2ª Prenda: Sofia Luisa Schnorr Fleck – 30ª RT – CTG Querência de Nova Hartz – Nova Hartz
    • 3ª Prenda: Olívia Duarte Rocha – 5ª RT – CTG Sinuelo da Liberdade – Encruzilhada do Sul

    Heloise Santi - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Canal Livre com Dani Oliveira 13:00 - 15:00

    FM
    91,1

    Chega Junto

    Helena Knob

    13:00 - 15:00

    FM
    104,3

    Momento Sicredi Conexão

    .

    13:15 - 13:20

    FM
    107,9

    Canal Livre

    Dani Oliveira

    13:00 - 15:00