Segurança
Atualizado em 15/05/2025 às 10:35
Delegada regional representa o RS em curso nacional para atendimento aos Povos Indígenas
Formação do Ministério da Justiça terá 80 horas de formação e vai preparar policiais militares, civis e bombeiros para atuar na proteção dos direitos dessas populações e de seus territórios

A Delegada de Polícia Aline Dequi Palma, Diretora da 14ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (14ª DPRI), representa o Estado do Rio Grande do Sul no I Curso Nacional de Atendimento aos Povos Indígenas, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília.
O evento reúne autoridades de Segurança Pública e especialistas de diversas regiões do país, com o objetivo de aprimorar práticas e políticas voltadas ao atendimento qualificado e respeitoso às comunidades indígenas, promovendo o fortalecimento da proteção dos direitos humanos e da segurança pública de forma intercultural.
Iniciativa visa preparar policiais militares, policiais civis e bombeiros militares para atuar na proteção dos direitos dessas populações e de seus territórios.
Eles serão capacitados para aperfeiçoar a atuação na proteção dos direitos dessas comunidades e de seus territórios. O objetivo é fortalecer políticas de segurança pública que incorporem a diversidade étnico-cultural dessas populações e as especificidades da criminalidade que podem afetar essas comunidades.
A iniciativa é da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). “A qualificação dos profissionais é fundamental quando falamos de segurança pública. Este curso terá a responsabilidade de multiplicar conhecimento e tocar pessoas que precisam ser sensibilizadas com a realidade dos povos indígenas”, destacou o titular interino da pasta, Rodney da Silva, durante a solenidade de abertura da formação.
A ideia de promover o curso surgiu diante da crescente violência enfrentada pelos povos indígenas e a complexidade dos crimes que acontecem nos seus territórios, como grilagem, extração ilegal de madeira, garimpo ilegal e tráfico de drogas. Outra finalidade da formação será assegurar a proteção de pessoas indígenas em situação de vulnerabilidade ainda mais agravada, como crianças, adolescentes e mulheres.
A participação da Delegada Aline reforça o compromisso da Polícia Civil do Rio Grande do Sul com a capacitação contínua e a construção de uma atuação mais sensível às especificidades dos povos originários.
O curso tem 80h/a e ocorre de forma presencial, em Brasília, até 23 de maio. A turma é formada por 40 policiais militares, policiais civis e bombeiros militares que integram o Sistema Único de Segurança Pública (Susp).
*Informações PC e Governo BR