Menu

23°

Palmitinho - RS
23° max
11° min

Fechar

23°

Palmitinho - RS
23° max
11° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Boato de sequestro em Seberi: polícia alerta população sobre perigos da divulgação de notícias falsas e acusações

    Brigada Militar e Polícia Civil Caso divulgaram notas diante da disseminação de informações e até mesmo fotos de pessoas acusadas de terem tentado sequestrar uma criança no município.

    Os boatos que circularam nas redes sociais na região nas últimas horas, alertando sobre uma suposta tentativa de sequestro a criança em Seberi na manhã de quarta-feira, 9 de abril, motivaram a Brigada Militar e a Polícia Civil a lançarem notas em alerta à comunidade. O assunto repercutiu nas redes sociais após um trio de estrangeiros ter interagido com uma menina no centro da cidade.

    Saiba mais

    Estrangeiros em atitude suspeita são abordados pela BM em Seberi após boatos de tentativa de sequestro

    O motivo dos comunicados foi a disseminação de informações falsas sobre o caso, incluindo acusações sem provas e até mesmo divulgação de fotos de pessoas apontadas como sequestradores. Algumas mensagens nas redes sociais mencionavam tentativa de rapto ou de sequestro feitas por "um boliviano".

    Em nota, a Brigada Militar reforçou o posicionamento reado à reportagem do Grupo Chiru de que não houve qualquer tipo de crime. O caso foi informado à BM, que abordou o veículo considerado suspeito e liberou os cidadãos, que têm origem colombiana. “A Brigada Militar esclarece, referente a rumores de possíveis raptos de crianças em Seberi, que recebeu denúncia de apenas uma ocorrência neste sentido, que foi averiguada e não configurou crime”, disse a corporação em nota divulgada à imprensa.

    A BM mencionou também a “a gravidade da disseminação de notícias falsas e reforça” e enfatizou que a divulgação sem provas de fotos ou fatos sobre pessoas pode resultar em responsabilização penal.

    A Polícia Civil também reiterou posicionamento de que não ouviu nenhum suspeito do suposto crime, e que apenas tomou conhecimento dos fatos quando uma mãe de criança efetuou registro na Delegacia de Polícia. Segundo a Polícia Civil, a situação relatada, em análise preliminar, não aponta para a prática de infração penal.

    “Não há qualquer comprovação, até o momento, da prática algum tipo de crime por parte dessas pessoas cujas fotos estão sendo divulgadas em redes sociais”, disse a PC, em nota.

    Confira as notas na íntegra

    Brigada Militar

    A Brigada Militar esclarece, referente a rumores de possíveis raptos de crianças em Seberi, que recebeu denúncia de apenas uma ocorrência neste sentido, que foi averiguada e não configurou crime.

    A Corporação alerta sobre a gravidade da disseminação de notícias falsas e reforça, ainda, que a divulgação sem provas de fotos ou fatos sobre pessoas pode resultar em responsabilização penal.

    A Brigada Militar reforça seu compromisso com a proteção da comunidade e salienta que está sempre alerta para qualquer situação que desequilibre a ordem na sociedade gaúcha.

    Polícia Civil

    A Polícia Civil informa, em relação a um possível crime contra a liberdade de uma criança, em tese, ocorrido na data de ontem no município de Seberi, que nenhum suspeito foi apresentado pela Brigada Militar à Polícia Civil, ou seja, ninguém foi ouvido formalmente pela Polícia Judiciária e liberado. Segundo informações da própria Brigada Militar, houve a abordagem de um veículo com as características indicadas pelas crianças, identificados os tripulantes e liberados pelos próprios policiais militares.

    A Polícia Civil só tomou conhecimento oficial dos fatos na tarde de ontem, quando uma mãe efetuou um registro policial de uma situação, que em uma análise preliminar, não aponta para a prática de infração penal. Os fatos estão sendo analisados para serem completamente esclarecidos. Não há qualquer comprovação, até o momento, da prática algum tipo de crime por parte dessas pessoas cujas fotos estão sendo divulgadas em redes sociais.

    Att.

    Serviço de Comunicação Social da 14DPRI

    João Victor Cassol - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Canal Livre com Dani Oliveira 13:00 - 15:00

    FM
    91,1

    Chega Junto

    Helena Knob

    13:00 - 15:00

    FM
    104,3

    Tarde 104

    Amanda Busnello

    13:25 - 15:00

    FM
    107,9

    Canal Livre

    Dani Oliveira

    13:00 - 15:00