Segurança
Publicado em 24/04/2025 às 16:45
24 policiais participam de formação para enfrentamento à violência doméstica
A capacitação teve como foco o fortalecimento das ações de proteção às mulheres vítimas de violência

Entre os dias 22 e 24 de abril de 2025, o 37º Batalhão de Polícia Militar sediou a 3ª Edição do Curso Básico de Enfrentamento à Violência Doméstica e Capacitação Patrulhas Maria da Penha, voltado a militares do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Alto Jacuí.
Com carga horária de 36 horas-aula, a capacitação teve como foco o fortalecimento das ações de proteção às mulheres vítimas de violência. Ao todo foram 24 políciais pertencentes aos batalhões dos municípios da região que participaram da formação.
O curso abordou temas fundamentais como a compreensão da violência baseada em gênero e os impactos das atitudes sociais na sua perpetuação. Também foram estudadas a legislação vigente, o Formulário Nacional de Avaliação de Risco, e a análise de dados estatísticos sobre violência doméstica e familiar.
Os participantes ainda tiveram o a conteúdos práticos relacionados ao protocolo e fluxo de atendimento policial, além de reflexões sobre a atuação das forças de segurança no contexto da rede de proteção à mulher, reforçando a importância da integração com demais órgãos e instituições.
A solenidade de formatura ocorreu na tarde desta quinta-feira, 24, na sede do 37º BPM, em cerimônia que marcou a conclusão da capacitação dos militares, que agora estão mais preparados para atuarem com sensibilidade, técnica e efetividade no enfrentamento à violência contra a mulher.
*Informações BM