Geral
Atualizado segunda às 13:37
1.170 eleitores podem ter o título cancelado na região
Prazo para a regularização do documento acaba hoje

Termina nesta segunda-feira, 19 de maio, o prazo para regularização de pendências com a Justiça Eleitoral por parte dos eleitores que não votaram, não justificaram e não pagaram a multa relativa à ausência nas três últimas eleições.
Quem não regularizar a situação pode ter o título de eleitor cancelado, o que pode gerar impedimentos para votar nas eleições de 2026, além de restrições na vida civil, como explicou o chefe do Cartório Eleitoral da 94ª Zona, com sede em Frederico Westphalen, Tiago Pereira.
– Inúmeros benefícios, documentos e situações da vida civil exigem a regularidade na Justiça Eleitoral. Por exemplo: posse em cargo público, matrícula em universidade pública, emissão de aporte, carteira de identidade e até o a benefícios sociais do governo. São várias situações que podem criar dificuldades para o eleitor – , destacou.
Segundo Tiago Pereira, 1.170 eleitores dos municípios de Caiçara, Vicente Dutra, Pinheirinho do Vale, Vista Alegre, Palmitinho, Taquaruçu do Sul e Frederico Westphalen — todos pertencentes à 94ª Zona Eleitoral — estão em risco de ter o título cancelado caso não regularizem a situação até o final do dia.
A consulta à situação do título e o pagamento das multas (em torno de R$ 3) podem ser feitos no Cartório Eleitoral da cidade, pelo site do TRE-RS, e pelo WhatsApp do atendimento do TRE-RS: (51) 2312-2015.
O Cartório Eleitoral de Frederico Westphalen funciona junto ao prédio do Fórum, no 6º andar, com atendimento das 12 às 19 horas.
Pereira lembra que, neste momento, não é mais possível justificar a ausência nas urnas. O eleitor precisa quitar o débito para ficar em dia com a Justiça Eleitoral. “A multa pode ser paga via Pix ou através de guia no Banco do Brasil. É importante lembrar que o pagamento precisa ser feito no horário de funcionamento do banco”, reforçou.
Por fim, o chefe do cartório esclareceu que os títulos de maiores de 70 anos, jovens entre 16 e 17 anos, e pessoas analfabetas não são cancelados, já que, nesses casos, o voto é facultativo.