Atualizado em 23/04/2025 às 11:45
Prefeita de Nonoai é eleita presidente da Famurs
Com 213 votos, a prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, foi oficialmente eleita como próxima presidente da Casa Municipalista Gaúcha. Ao todo, foram contabilizados 217 votos, sendo que brancos e nulos somaram quatro pontos. A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) realizou na terça-feira, 22 de abril, a eleição para legitimar os nomes dos indicados pelos partidos políticos que irão integrar o Conselho de istração da entidade para a Gestão 2025/2026.
A prefeita de Nonoai foi escolhida pelo Progressistas para presidir a Famurs até abril de 2026. Ela será a primeira mulher a comandar a entidade. Sua posse, junto aos sete vice-presidentes, acontecerá no dia 7 de maio, na Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), durante a programação do 43º Congresso de Municípios do RS.
Em seu discurso após o resultado, Adriane reforçou que antes de qualquer título ou honraria, ela é como os demais prefeitos: alguém que tem a oportunidade de melhorar a vida das pessoas no município onde elas vivem. “Tenho plena consciência da missão, que é servir. Sou uma prefeita que já encarou a angústia de ter que escolher onde investir com pouco recurso; que já viveu a frustração de uma obra parada porque o ree não chegou; mas que também já sentiu um coração encher de alegria com uma vaga em creche ou tratamento de saúde chegar até as pessoas. O que cada prefeito quer, de verdade, é tocar a vida das pessoas e transformar realidades, deixar um legado que fale por si”, declarou.
A presidente eleita também ressaltou que sabe que os desafios são gigantes, e que irá trazer para sua gestão, os anseios e angustias que presenciou durante suas visitas aos municípios durante a eleição interna do partido. “Em cada visita pedi uma oportunidade, assim como fiz em Nonoai, para estarmos juntos, prefeitos e prefeitas, fortalecidos, firmes como entidade representativa. A Famurs, sob a nossa gestão, será marcada pelo diálogo, convergência, transparência nas ações, clareza nas decisões, pelos interesses dos municípios, sejam eles grandes ou pequenos, firmes, mas jamais sem perder a ternura”, afirmou.
Adriane Perin substituirá o atual presidente, Marcelo Arruda (PRD), ex-prefeito de Barra do Rio Azul. Sua indicação obedece a um acordo firmado entre os partidos com mais prefeitos no estado. Estabelecido em 2005, o acerto determina o rodízio de legendas na direção da entidade entre 2025 e 2028. Como o Progressistas foi o primeiro partido com maior número de prefeitos eleitos no RS em 2024, obteve o direito de escolher o presidente da Famurs em 2025. O MDB, o PDT e PL também irão compôr o rodízio.
"No dia 7 de maio teremos a transição de cargo, fazer o fechamento de um ciclo e desejar sucesso para o novo mandato que começa, mas sempre no intuito de atender as 497 cidades. Hoje, coloco os nossos desejos de muito sucesso e coloco a nossa gestão à disposição, no que precisar, durante as duas semanas de transição e mantendo o clima de harmonia, tendo em vista que neste período, ano ado, vivíamos uma calamidade. O principal avanço que tivemos este ano, o que se fortaleceu, foi a solidariedade, parceria e trabalhar de mãos dadas com todos os nossos prefeitos e prefeitas. Que a gente mantenha a nossa Famurs forte e próspera, defendendo o nosso cidadão", reforçou o atual presidente, Marcelo Arruda.
Conselho de istração da Famurs
Presidente
Adriane Perin de Oliveira (Progresistas) / Nonoai - AMNG
Vice-presidentes
Geverson Zimmermann (PSDB) / Estação - AMAU
Jonas Fernando Hauschild (PDT) / Tucunduva - AMUFRON
Luis Henrique Vedovato (MDB) / Imbé - AMLINORTE
Luiz Fernando Mainardi (PT) / Bagé - ASSUDOESTE
Márcia Raquel Rodrigues Presotto (UNIÃO BRASIL) / Novo Barreiro - AMZOP
Tiago Manoel Ferreira Michelon (PL) / Vespasiano Corrêa - AMAT
Volmar Telles do Amaral (PP) / Saldanha Marinho - AMAJA
Conselho Fiscal
Nesta eleição, também foram definidos os nomes e cargos que irão compor o Conselho Fiscal da Famurs para o biênio 2025/2027. Foram 217 votos válidos, sendo que branco e nulos somaram 18 pontos. O Conselho Fiscal da Famurs ficou definido da seguinte forma:
Carine Isabel Schwingel / Estrela - AMVAT / Presidente - 26 votos
Vannei Mafissoni / Marcelo Ramos - AMAU / 1º titular - 25 votos
Arlei Luís Tomazoni / Três os - AMUCELEIRO / 2º titular - 21 votos
Michael Kuhn / Selbach - AMAJA / 1º suplente - 18 votos
Adilson Adam Balestrin / Seberi - AMZOP / 2º suplente - 18 votos
Gilberto Domingos Menin / Porto Xavier - AMM / 3º suplente - 17 votos
*Informações Famurs